IFM Innovators

Como definir um sistema de manutenção integrado

A manutenção integrada se refere a uma abordagem abrangente para a manutenção de equipamentos, máquinas e instalações, combinando várias estratégias e práticas de manutenção em um sistema unificado. O objetivo da manutenção integrada é otimizar os processos de manutenção, aumentar a eficiência operacional e reduzir o tempo de inatividade, além de gerenciar os custos de forma eficaz.

Em uma abordagem de manutenção integrada, diferentes metodologias de manutenção são estrategicamente combinadas com base nas necessidades específicas dos ativos e da organização. Essas metodologias podem incluir:

Inspeções regulares e tarefas de manutenção planejada são realizadas para evitar quebras e falhas nos equipamentos.

Regular inspections and planned maintenance tasks are carried out to prevent equipment breakdowns and failures.

Manutenção baseada na condição

A integridade do equipamento é monitorada continuamente por meio de dados em tempo real. Assim, a manutenção é realizada quando determinadas condições predefinidas são atendidas.

Manutenção preditiva

Os dados de sensores e sistemas de monitoramento são usados para prever quando o equipamento pode falhar, permitindo que as atividades de manutenção sejam programadas na hora certa.

Manutenção centrada na confiabilidade (RCM)

As decisões de manutenção são tomadas com base na criticidade e no impacto das falhas nas operações gerais.

Manutenção reativa

Os reparos não planejados são realizados em resposta a danos ou falhas inesperados.

Os reparos não planejados são realizados em resposta a danos ou falhas inesperados.

Se concentra no envolvimento de todos os funcionários na manutenção dos equipamentos para maximizar a eficácia geral dos equipamentos.

Ao integrar essas diferentes abordagens de manutenção, as organizações podem criar uma estratégia de manutenção mais completa e eficiente que considere fatores como confiabilidade do equipamento, necessidades operacionais, custos e segurança.

A manutenção integrada tem como objetivo encontrar um equilíbrio entre a prevenção de falhas, a solução imediata de problemas e a otimização da utilização de recursos, contribuindo, em última análise, para operações mais tranquilas e maior produtividade geral.

A tecnologia é aclamada como a melhor forma de economizar tempo, mas todos sabemos que nem sempre é esse o caso. Ferramentas digitais como o CMMS, por exemplo, muitas vezes não cumprem essa promessa. Sua complexidade as torna complicadas para quem está em campo e, com o tempo, elas se tornam ferramentas abandonadas com poucos dados valiosos.

Os CMMSs atuais não são a resposta

De acordo com a McKinsey, os técnicos continuam a passar menos da metade do tempo fazendo o trabalho prático, caindo para menos de 30% em alguns casos. Durante o restante do tempo, eles estão procurando os materiais e as ferramentas certas, além de equipamentos de proteção, lendo informações relevantes, inserindo dados, verificando permissões e assim por diante.

É verdade que os técnicos nunca terão as mãos nas ferramentas 100% do tempo. Mesmo com a tecnologia mais avançada, eles sempre precisarão gastar algum tempo organizando o que precisam para o reparo. Mas eles podem se preparar muito mais rapidamente com um software intuitivo que compila todas as informações relevantes.

Informações centralizadas e operações integradas

Para os prestadores de serviços, cujo serviço principal é a própria manutenção, as operações integradas não são apenas “algo bom de se ter”. Tudo deve estar conectado ao núcleo para maximizar os recursos, ser ágil e se tornar mais competitivo. Mesmo as integrações menos óbvias, como as ferramentas de contabilidade, podem agilizar os negócios com os clientes.

A integração do seu software de manutenção com os sistemas de gerenciamento de edifícios dos seus clientes – como Siemens BMS, BISYS ou Projedomus – é fundamental para coletar dados em tempo real, receber notificações e tomar decisões baseadas em dados com relação a intervalos de manutenção, consumo de energia, gerenciamento do ciclo de vida dos ativos e muito mais.

Os provedores de serviços também podem melhorar seu próprio planejamento, seja por meio de integrações com seus ERPs, software de otimização de rotas ou ferramentas de comunicação. De modo geral, é seguro dizer que as operações integradas também oferecem uma melhor experiência de usuário para a sua equipe.

Benefícios das operações de manutenção integradas

A manutenção integrada pode te ajudar a prestar um serviço melhor. No entanto, também vimos que a experiência do usuário não melhora apenas do ponto de vista do cliente. Para gerentes e técnicos, é muito mais fácil gerenciar suas rotinas diárias.

Falhas acontecem – isso é um fato da vida. O que o diferencia é a rapidez com que você pode resolvê-las. Quando os técnicos puderem acessar facilmente os registros e documentos técnicos do equipamento, eles chegarão a um diagnóstico mais rapidamente e verão como o problema foi corrigido anteriormente.

De acordo com a McKinsey, o monitoramento de condições e a solução avançada de problemas, que são “mais simples” do que a manutenção preditiva, podem produzir resultados impressionantes. Mas você precisará de uma mentalidade focada em dados e de dados confiáveis, o que é mais fácil de obter com operações integradas.

Os edifícios não residenciais usam, em média, 40% mais de energia do que os edifícios residenciais. Garantir que os equipamentos sejam bem mantidos, bem como integrar sua plataforma de manutenção aos sistemas de gerenciamento de edifícios, pode ter um impacto real na redução das emissões de carbono da maioria das empresas.

Se você associa “operações integradas” com “trabalho remoto”, não está totalmente errado. Embora isso não seja tudo, as operações integradas certamente permitem que várias equipes trabalhem juntas remotamente, o que o torna mais ágil, resiliente e pronto para o Setor 5.0.

A centralização de informações e a integração da sua plataforma com o software do cliente ajudam a cumprir regulamentos, leis ou até mesmo padrões de qualidade ISO. Além disso, você pode coletar dados que comprovem a conformidade com os SLAs acordados.

Em última análise, as operações integradas permitem que você colete mais dados, o que favorece a tomada de decisões mais assertivas. Você pode descobrir maneiras de evitar o desperdício e maximizar os recursos, melhorar o planejamento da manutenção e oferecer um desempenho de alto nível em cada etapa do processo.

[pms-login]

Registre-se agora! É e sempre será gratuito.